22 junho, 2009

heil sans!

Qualquer pessoa, com o mínimo de bom senso - ou mesmo noção do ridículo - sabe que depois de certa idade não convém mais usar aquelas roupinhas que se dá de presente para a sobrinha - e até para a neta. Cada idade tem seu estilo conveniente. Com os tipos é a mesma coisa, não cabe sair colocando Comic Sans MS em tudo que é texto e apresentação de slides dos trabalhos acadêmicos: se quando você era do ensino fundamental não existia computador em fácil acesso, paciência, não queira compensar isso colocando o tipo com carinha alegre em tudo que vier pela frente.
A tipografia Comic Sans MS foi desenhada por Vincent Connare, em 1994, para substituir a Times New Roman no software infantil Bob, onde um cachorrinho falava com crianças; assim como as roupas da Missbela foram feitas para meninas de 15 até 17 anos.
O uso da Comic Sans é tão frequente que até a apresentação da prestação de contas das operações de buscas do acidente com o vôo 447 da Air France foi feita na tal tipografia - e olha que ela foi feita pelo vice-chefe de comunicação da Aeronáutica.
Saiba o que usar, saiba o que vestir, nem tudo que é bonito é adequado e para tudo há devida faixa etária. Tias e avós, resistam à tentação das roupas coloridas, justinhas e decotadas. Aos demais, incluindo as mesmas tias e avós, explorem o acervo de fontes tipográficas que o seu computador oferece, e deixe a Comic Sans para os filhos, sobrinhos e netinhos.

Manifesto pelo uso consciente da Comic Sans MS

4 comentários:

  1. Vice-chefe de comunicação usando comic sans assim. esse povo me envergonha.

    apóio o manifesto!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Comic sans criada para subistituir Times New Roman Ahauahauaaha...sabia não!
    Sou da area de TI e adorei...essa!

    E eu que posto tudo no meu blog com Courier New, pq lembra as [clássicas] máquinas de escrever...

    Abrços..

    a, passa la no meu blog!
    nerdatoa.blogspot.com

    Jézer

    ResponderExcluir