26 fevereiro, 2010

design, marketing e pg

bom, design e marketing são muito vistos como "inimigos", como se disputassem o mesmo mercado de trabalho ou como se um fosse "mão-de-obra" de outro. mas é fato que, quando funcionam juntos, o projeto tende a atingir o público "consumidor" de forma mais eficiente. como funciona? simples, o profissional de marketing tem conhecimento a fundo do mercado e sabe como "planejar para o futuro". não adianta em nada pagar a um designer para desenvolver, por exemplo, uma marca voltada para o momento atual do mercado e da empresa enquanto o ideal é contar com profissionais que pensem para o futuro, que projetem não visando a situação momentânea, mas o que virá a acontecer, os lucros e pontos positivos que poderá gerar. cada pesquisa desenvolvida pelo profissional de marketing, auxilia e às vezes orienta o processo criativo do designer, por isso este investe em mba em marketing, a fim de se tornar um profissional completo, que pesquisa, investiga e cria uma marca agregando a ela um valor que só quem tem uma visão ampla do mercado pode obter.


esse é meu pontapé[zinho] inicial pro projeto de graduação: pensar em todos os aspectos no qual a "aliança" entre o design e o marketing pode ser positiva e lucrativa para uma empresa. ainda escolherei um ponto a aprofundar, o que depende de muita pesquisa.


um bom site que fala sobre o assunto, e um monte de coisas mais, é o webinsider, pra quem gostar do assunto, é uma ótima dica. vai de vendas até tecnologia, é muito legal. 

Um comentário:

  1. Que massa, li isso há um tempão atrás e também penso em levar esse assunto ao meu projeto de gradução.

    ResponderExcluir